Geral
Cooperação entre a RedPOP e a Unesco é oficializada na conferência PCST 2014
A Cooperação entre a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia para a América Latina e Caribe (RedPOP) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi oficializada durante a 13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST 2014). O evento ocorreu em Salvador, de 5 a 8 de maio.
Com a parceria, será realizado um mapeamento das políticas nacionais de divulgação científica na América Latina e o guia de museus de ciência da região. O próximo congresso da rede será entre 25 e 29 de maio de 2015, em Medelín, na Colômbia.
Participaram da assinatura do termo de cooperação Luisa Massarani, que também é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Ernesto Fernandez, representante da Unesco (foto: Peter Ilicciev)
Criada na década de 1990, a RedPOP é uma rede interativa que liga os centros e programas de popularização da ciência e tecnologia, e opera por intermédio de mecanismos regionais de cooperação para o intercâmbio de acolhimento, formação e utilização de recursos entre seus membros. Participaram da assinatura do termo de cooperação a diretora da RedPOP e responsável pela articulação do documento com a Unesco, Luisa Massarani, que também é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Ernesto Fernandez, representante da Unesco.
A PCST foi organizada pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Labjor (Unicamp). Na Conferência, participaram cerca de 500 pessoas de 50 países. Durante os quatro dias de evento 430 trabalhos foram apresentados em mais de 100 sessões.
Fonte: Agência Fiocruz