Geral

Parabéns! 61 anos de Ministério da Saúde

- Claudia Bittencourt



Hoje, 25 de julho, o Ministério da Saúde completa 61 anos. Ele foi fundado em 1953, com a Lei nº 1.920, que desdobrou o então Ministério da Educação e Saúde em dois órgãos: os Ministérios da Saúde e Educação e Cultura. Nestes anos de história, o órgão passou por diversas reformas estruturais e promoveu avanços em todo o Brasil.

Cleonice Marcelina da Silva vivenciou grande parte dessas transformações desde que ingressou como servidora pública, aos 18 anos. Ela iniciou a carreira como profissional do Ministério da Saúde na gestão do ministro Arcoverde, em 1979. “Entrei como datilógrafa da área de recursos humanos. Logo depois fui atuar como secretária na área de comunicação e lá fiquei por 20 anos”, lembra ela, que vivenciou a gestão de mais de 20 ministros que passaram pela pasta. 

O servidor João Carlos Pereira de Almeida, de 63 anos, ingressou junto com Cleonice e se aposentou em 2011, mas voltou a trabalhar como gestor logo em seguida por não conseguir se adaptar ao dia a dia longe do trabalho. “O que mais me marcou na Saúde foi a campanha contra a Poliomielite. A gente utilizava fotolitos para distribuir o material de campanhas em todo o Brasil e, assim, conseguimos erradicar o vírus na década de 90”, orgulha-se.

Sérgio Luís da Conceição e Nilzete de Jesus chegaram a atuar na antiga CEME, Central de Medicamentos e, em 1998, começaram a contribuir na Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos (CGAFME). “Fico contente de ajudar as pessoas que utilizam o serviço público de alguma forma”, afirma Sérgio. “O Ministério da Saúde evoluiu bastante. Há anos trabalho na área de medicamentos e foi muito importante ver a saúde pública oferecer gratuitamente certos remédios para a população”, ratifica Nilzete.

O Ministério também passa por atualizações internas, modernização de sistemas, ferramentas de gestão e novos profissionais. Há oito anos na CGAFME, Paulo Soares, de 26 anos, formou-se em Ciências Farmacêuticas e é chamado de filho postiço por Nilzete, que garante o clima familiar e agradável da coordenação.

Nestes 61 anos de existência, o Ministério da Saúde conta com profissionais de diversas áreas para cumprir sua missão de garantir o direito do cidadão ao atendimento à saúde e dar condições para que esse esteja ao alcance de todos, independentemente da condição social.

Fonte: Blog da Saúde