Geral

UNA-SUS lança funcionalidade que facilita consultas multimídia

- Ascom SE/UNA-SUS



Uma nova funcionalidade do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), já está permitindo que os usuários acessem módulos, unidades e cursos completos, produzidos pela Rede UNA-SUS, sem a necessidade de matrícula ou acesso a ambientes virtuais de aprendizagem.

O ARES é o maior repositório digital de livre acesso do Brasil na temática de saúde e disponibilizou recentemente um ambiente próprio de visualização, que permite que cursos disponibilizados em formato Backup Moodle ou PPU fiquem disponíveis a usuários comuns para consulta, sem que seja necessária a implementação de plataformas de aprendizagem. “Anteriormente, esses recursos só eram acessíveis a quem já tivesse essas plataformas, com a criação do ‘link de visualização’ democratizamos essa consulta”, explica a técnica do ARES, Aline Jacob.  

De acordo com Jacob, cerca de mil recursos se tornarão mais acessíveis com a opção de visualização. “Com essa funcionalidade, agora qualquer pessoa pode acessar esse tipo de conteúdo com facilidade, como se estivesse realizando o curso dentro do próprio ambiente virtual de aprendizagem”, explica o engenheiro de software da UNA-SUS, Onivaldo Rosa Junior. 

Ao serem depositados no Acervo, os recursos passam por uma validação técnica, que avalia se os arquivos estão de acordo com as especificações de restauração e reutilização. A novidade também facilitará a navegação pelos conteúdos dos cursos. “O usuário poderá acessar todas as ferramentas do curso, assistir aos vídeos, ou ainda ler materiais complementares, por exemplo”, esclarece Aline.

A nova funcionalidade é resultado dos esforços da SE/UNA-SUS em melhorar a usabilidade do ARES fortalecendo assim seu principal propósito de beneficiar os trabalhadores da Saúde em todo o país.

Sobre o ARES

Atualmente o ARES possui 3170 materiais educacionais em diversos formatos digitais. O conceito de acesso aberto implica na disponibilidade e acesso às informações para que qualquer pessoa possa ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar gratuitamente.

O acervo tem como objetivo preservar e tornar público os conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Para atingir esse propósito o ARES é mantido por diversas instituições, que cooperam com base em diretrizes comuns, fomentam o acesso aberto e garantem a qualidade do que é disponibilizado.

Para acessar os recursos do ARES basta acessar o link: https://ares.unasus.gov.br/acervo

Para verificar a nova funcionalidade, basta acessar o ARES e procurar por objetos da seção “Multimídia – Moodle” ou “Multimídia – PPU”. Experimente acessar o Hanseníase na Atenção Básica!

Lembrando que para acessar os sistemas UNA-SUS, é necessário ter cadastro no Acesso UNA-SUS.