Geral

UNA-SUS/UFPE lança curso de capacitação para implantação do novo Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica

- Claudia Bittencourt



A Universidade Federal de Pernambuco, integrante da Rede UNA-SUS, lançou em 31 de julho o curso Capacitação para Implantação do e-SUS na Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O objetivo do curso é capacitar e qualificar profissionais da área de saúde, gestores e técnicos de informática para a implantação, utilização e o suporte técnico do novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

O SISAB faz parte da estratégia e-SUS AB, que consiste na reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), usado atualmente. A partir desse ano, o uso do e-SUS se torna obrigatório. A substituição do SIAB pelo SISAB vai diminuir o tempo empregado na coleta, no tratamento e na disponibilização das informações dos pacientes, facilitando o acesso dos profissionais da Atenção Básica a esses dados. A Superintendente de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Maria Francisca Carvalho, explica que o SIAB não atende mais às necessidades das ESF, já que os serviços foram ampliados e o sistema não contempla todos eles. “A atenção Básica teve uma agregação de outros profissionais com o objetivo maior de atender às necessidades do cuidado à população”.

A partir da estratégia e-SUS AB, a coleta de dados dos pacientes passará a ser feita através de dois sistemas. A Coleta de Dados Simplificada (CDS) foi formulada atualmente para atender às equipes de AB lotadas em unidades básicas de saúde com baixa estrutura de informatização. Consiste no uso de fichas mais simples do que as usadas atualmente e que posteriormente deverão ser digitadas no sistema de software e-SUS AB CDS. Já o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) foi formulado para atender às equipes de AB lotadas em Unidades Básicas de Saúde parcialmente ou totalmente informatizadas e consiste na informatização de todos os dados dos pacientes que são atendidos na Atenção Básica. A capacitação será executada integralmente a distância através de uma plataforma on-line com apoio de tutores. O curso poderá ser feito em até quatro meses e a carga horária de 30 horas. Podem participar do curso quaisquer profissionais de saúde e gestores vinculados às Secretarias Municipais de Saúde do estado de Pernambuco inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ou no banco de dados da UNA-SUS, e técnicos de informática, desde que apresentem declaração de vínculo com alguma Secretaria Municipal de Saúde no estado de Pernambuco. "Para alcançarmos o profissional que está na equipe de saúde da família precisaríamos de uma estratégia mais abrangente e eficaz. A solução veio com a UNA-SUS UFPE, que nos deu essa abertura, essa ideia de criar um curso na modalidade EAD, permitindo o alcance de todos que trabalham nas equipes de saúde da família e nas gestões”, explica Carvalho.

As inscrições poderão ser feitas acessando o seguinte link: http://www.unasusufpe.com.br/cursos

Fonte: Ascom UNA-SUS/UFPE