Institucional

UNA-SUS participa do SIG 2024

O evento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), promoveu a discussão sobre tendências e inovações tecnológicas no cenário educacional e administrativo das instituições de ensino superior no Brasil.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Nesta segunda-feira (26), a UNA-SUS participou do SIG 2024, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), realizado em Brasília. O evento promoveu a discussão sobre tendências e inovações tecnológicas que estão transformando o cenário educacional e administrativo das instituições de ensino superior no Brasil. Clique aqui para assistir na íntegra.

Na ocasião, o coordenador de avaliação e monitoramento da UNA-SUS, Alysson Lemos apresentou o “Case UNA-SUS - Integração de Plataformas Tecnológicas para Capacitação Médica - Uma Análise do Uso do ConferênciaWeb, Moodle e Eduplay”. Durante a palestra, o coordenador apresentou a UNA-SUS e suas características. O case apresentado trata das inovações aplicadas na Especialização do Programa Mais Médicos para o Brasil, que utiliza diversas tecnologias integradas para atingir os objetivos de aprendizagem do curso. 

A especialização tem uma carga horária de mais de 1.000 horas. Alysson destacou que o desafio que deu início a parceria com a RNP foi a necessidade de 4h de aulas síncronas semanais, com contingente de 16 mil alunos e 1.300 tutores. 

Além disso, o curso possui técnicas comumente utilizadas em programas de residência médica, como PBI (problem based interventions). Nesse sentido, houve um trabalho de gravação de consultas reais para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de comunicação clínica com os pacientes. “Para manter o sigilo, não violar o código de ética médica e a Lei Geral de Proteção de Dados, tínhamos que ter uma plataforma confiável para que somente os alunos e tutores tivessem acesso a esses materiais”, destacou. 

Foram escolhidas duas ferramentas para cumprir esse objetivo: a ConferênciaWeb para as atividades síncronas e o Eduplay, plataforma que abriga os vídeos das consultas e as aulas gravadas, além do Moodle plataforma de oferta do curso, que integra todas as atividades. 

O coordenador explicou que, entre os maiores desafios, está o grande número de alunos; múltiplos acessos simultâneos; complexidade na gestão de turmas; múltiplas plataformas de autenticação e o grande número de vídeos produzidos. “Já tivemos momentos em que tivemos 800 sessões ocorrendo simultaneamente, então nós também colocamos em xeque a viabilidade técnica”, afirmou. 

NÚMEROS DO PROGRAMA 
Já são mais de 8 mil vídeos hospedados no Eduplay, 27 mil sessões de WebConferência. 
Ao total, 8 Instituições de Ensino Superior da Rede UNA-SUS ofertam a especialização, que conta com 16 mil alunos e 1.300 tutores. A perspectiva é que dobre o número de alunos e IES ofertantes na próxima oferta. 

“Esse é um case de integração e diálogo contínuo, por isso, reforço que sem a RNP, não teríamos dito sucesso. O apoio que eles oferecem é um diferencial que fez com que os objetivos fossem cumpridos”, declarou. De acordo com o coordenador, a nova especialização trouxe novidades na metodologia, além das inovações tecnológicas. “Para nós, foi um grande desafio. Trouxemos uma inovação pedagógica para trabalhar com um modelo de ensino que nunca havíamos trabalhado, uma metodologia ativa colocada à risca e considerado um modelo padrão ouro na educação médica”, pontuou. 



Fonte: SE/UNA-SUS