Com o intuito de diminuir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do país, áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde - SUS, o Programa Mais Médicos foi lançado em Julho de 2013, pelo Governo Federal.
A política de educação permanente, uma das prioridades desse Programa, será fortalecida via integração ensino-serviço, realizada por meio da UNA-SUS e as Universidades que compõem a Rede. A demanda inclui também supervisão acadêmica das universidades no que tange as atividades desempenhadas pelos médicos, além do estímulo à realização de pesquisas aplicadas ao SUS.
O curso de especialização em Atenção Básica, as atividades de pesquisa, ensino e extensão, a metodologia de acompanhamento e avaliação oferecidos no âmbito do Projeto, serão definidos em conjunto com a Rede UNA-SUS. A atuação dos profissionais prevê uma carga horária de 40 horas semanais, incluindo as ações de aperfeiçoamento com componente assistencial na modalidade integração ensino-serviço nas unidades básicas de saúde.
De acordo com o Art. 2º da Resolução nº 399, de 10 de novembro de 2023, a qual constitui a licença-maternidade como condição de afastamento por motivo alheio à vontade do médico participante, impeditivo do cumprimento de suas obrigações no âmbito do Programa Mais Médicos.
Considerando a obrigatoriedade da realização do curso de especialização em Medicina de Família e Comunidade pelos participantes do PMM, informamos que as médicas que se encontram em licença-maternidade podem optar por realizar o curso de especialização no período regular ou posterior ao término do período de licença-maternidade, em regime especial.
Para mais informações, acesse o comunicado sobre a licença maternidade.
Comunicado sobre a licença-maternidadeComo parte das ações de apoio ao Projeto Mais Médicos para o Brasil, a UNA-SUS desenvolveu um Web Portfólio, ambiente de interação que reúne as atividades desenvolvidas por todos os participantes do projeto.
O acesso ao Web Portfólio é realizado, pelos participantes do Projeto, obrigatóriamente por meio do Acesso Único UNA-SUS | Fiocruz, digitando seu CPF ou e-mail e sua senha cadastrada.
Cadastrar-se no Acesso Único UNA-SUS | Fiocruz, caso ainda não seja usuárioTodos os supervisores devem realizar o autocadastro para poderem efetuar seu trabalho.
TUTORIAL - AUTOCADASTRO DE SUPERVISORES (Atualizado em 09/05/2024)
Todos os tutores devem realizar o autocadastro para poderem efetuar seu trabalho.
TUTORIAL - AUTOCADASTRO DE TUTORES (Atualizado em 09/05/2024)
Calendário Nacional de Atividades da Supervisão Acadêmica do PMMB (SA/PMMB)
2024/1º SEMESTRE