Acesso Aberto


Para a UNA-SUS o conhecimento é um bem público, que deve circular sem restrições e ser livremente adaptado aos diferentes contextos. Por isso, além de fomentar e promover a oferta de cursos de qualificação profissional, a instituição adota estratégias para possibilitar o acesso a todo material didático produzido pela Rede UNA-SUS em suas ofertas.

Para isso, a UNA-SUS aderiu ao movimento de Acesso Aberto, que preconiza a disponibilidade e acesso às informações no meio digital (artigos, imagens, vídeos, documentos etc.) para que qualquer pessoa possa ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar gratuitamente. Todos os usuários do ARES podem utilizar os recursos educacionais dessa ferramenta para todos esses fins.

Para garantir, ao mesmo tempo, o acesso aos recursos educacionais no ARES e os direitos de seus autores, a UNA-SUS possui uma Política de Acesso Aberto. Nela são definidos parâmetros e fluxos de negociação de direitos autorais, além de outras orientações para quem produz recursos. Os documentos que compõem a Política de Acesso Aberto da UNA-SUS são:

Modelos de documentos (Em formato docx):
proposta de documentos legais para serem adotados ou adaptados para o uso nas instituições.
Documentos de orientação:
apresentam conceitos e informações úteis para que as instituições compreendam e possam gerir os direitos autorais da sua produção.