Curso

Atenção à Saúde na Reabilitação Visual é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e na visibilidade das alternativas existentes relacionadas à reabilitação visual disponíveis no SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais. Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é o atendimento adequado, de acordo com as suas necessidades individuais e o acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde.

Diante desse cenário, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Atenção à Saúde na Reabilitação Visual.  O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e a visibilidade das alternativas existentes relacionadas à reabilitação visual disponíveis no SUS.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular pelo link e ficam disponíveis até 30 de novembro de 2022. O curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, possui carga horária de 30 horas e tem início imediato.

A capacitação é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Por meio do curso, o estudante poderá ampliar os seus conhecimentos sobre deficiência visual, conhecer as estratégias de reabilitação/habilitação disponíveis no Sistema Único de Saúde a partir de uma perspectiva  interdisciplinar que favorece o itinerário do usuário dentro do SUS.

Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: contexto da deficiência visual, suas repercussões, diagnósticos e habilitação/reabilitação; impactos que a deficiência visual causa na vida dessas pessoas deficientes, familiares e cuidadores; fatores de risco e doenças que causam baixa visão em crianças; o processo de habilitação e reabilitação visual em crianças em diferentes faixas etárias; identificação de fatores e doenças que causam deficiência visual, bem como a avaliação da acuidade visual e visão funcional no adulto; definição de estratégias interdisciplinares para pessoas com deficiência visual; indicação de tecnologia assistiva e orientações para atividades de vida diária da pessoa com deficiência visual.

Ao concluir o curso, o estudante receberá o certificado reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Serviço

Atenção à Saúde na Reabilitação Visual

Carga horária: 30 horas

Público-alvo: Profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Matrículas: até 30 de novembro de 2022, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.