Geral
Atenção Domiciliar ganha curso à distância
A Universidade Aberta do SUS, em parceria com o Ministério da Saúde, lança o Programa Multiciêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar com o objetivo de apoiar a qualificação dos serviços de atenção domiciliar - SAD. O programa faz parte de uma ação em educação permanente, de abrangência nacional, direcionada à atenção domiciliar, voltada a todas as categorias profissionais e gestores da saúde.
O programa foi criado a partir de parceria entre a Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS com a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES) e diversas Universidades integrandes da Rede UNA-SUS (UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ).
O programa será composto por 18 módulos, que abordarão temas importantes para o cotidiano das Equipes de Atenção Domiciliar, que compõem os Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) do Melhor em Casa, e também para as Equipes de Atenção Básica, que também cuidam dos usuários no domicílio.
O Módulo Introdutório intitulado “Introdução à Atenção Domiciliar” já está disponível, sendo ofertadas 1000 vagas. O módulo objetiva dialogar sobre a importância da atenção domiciliar no Brasil e no mundo, os benefícios da atenção domiciliar, a organização de um SAD e sua inserção na Rede de Atenção à Saúde, a normativa vigente e como aderir ao Programa Melhor em Casa.
Até 2014, serão ofertadas ao todo 10.000 vagas em extensão, 1.500 em aperfeiçoamento e 1.000 vagas em especialização.
Para acessar o programa, clique no link: http://www.unasus.gov.br/cursoAD