Curso

Começa o Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade do Programa Mais Médicos

Ao total, 15.220 profissionais ingressarão no curso.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



O Módulo de Apresentação do Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade do Programa Mais Médicos para o Brasil já está disponível para acesso. A UNA-SUS recomenda todos os alunos realizarem o curso "Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo", oferecido pela Fiocruz Brasília, por meio da SE/UNA-SUS. 

Este curso, que contempla o novo protocolo de manejo da doença - publicado pelo Ministério da Saúde em fevereiro, compõe a carga horária da Especialização em Medicina de Família e Comunidade. A capacitação tem enfoque prático, baseado na análise de oito casos clínicos e é crucial para manter os conhecimentos atualizados e garantir uma abordagem eficaz no manejo de casos de dengue.

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Os participantes do Programa também deverão assistir ao webinário “Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico em Adultos e Crianças para Programas de Provisão”, promovido pelo Ministério da Saúde, realizado no dia 5 de março. A aula está disponível no Canal do DATASUS no YouTube.

Para a operacionalização do curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade, foi realizada uma parceria inicial com oito Instituições de Ensino Superior da Rede UNA-SUS, com o intuito de realizar a territorialização da oferta educacional, contemplando a descentralização. Confira abaixo:

Os alunos da Especialização receberão e-mails enviados pelas universidades com mais informações a respeito do acesso ao Curso de Especialização por meio nas plataformas virtuais de aprendizagem.

SOBRE O CURSO

O objetivo da Especialização é orientar médicos na área da Medicina de Família e Comunidade para que adquiram competências indispensáveis para serem resolutivos nos cenários que contemplam suas atribuições no âmbito da atenção primária à saúde. 

A especialização possui seis eixos curriculares com 32 módulos, além do eixo transversal com o Trabalho de Conclusão do Curso. São abordados temas como Princípios e Fundamentos do SUS e da Atenção Primária à Saúde; Ferramentas da Medicina de Família e Comunidade; Cuidado a grupos populacionais específicos e situações especiais; Atenção à Saúde; Procedimentos e organizações específicas do cuidado.

São dois anos de duração, com carga horária mínima de 1.185 horas, encontros síncronos e tutoria online. A especialização será coordenada pelas secretarias de Atenção Primária e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em conjunto com a Fiocruz e a Rede UNA-SUS. Ao total, 15.220 profissionais ingressarão no curso. 



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Ministério da Saúde