Curso

Curso da UNA-SUS/UFMG capacita profissionais sobre Doenças Infectocontagiosas

O objetivo é qualificar profissionais de saúde para tratamento, prevenção e controle das principais enfermidades infectocontagiosas prevalentes no Brasil.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde, ofertado pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG), integrante da Rede UNA-SUS. O curso tem como objetivo qualificar profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento, a prevenção e o controle das principais enfermidades infectocontagiosas prevalentes no Brasil. A qualificação é destinada, prioritariamente, a médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas também é aberta a demais interessados de outras categorias profissionais.

As matrículas podem ser feitas até o dia 30 de junho, pelo site.

Com carga horária de 60h, divididas em 3 unidades, o curso proporciona uma visão das principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos, bem como o manejo clínico.

As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões para que se produza a doença é necessária a intervenção de outro organismo vivente chamado agente intermediário, transmissor ou vetor. No caso da dengue, por exemplo, o agente transmissor é o mosquito. Além da dengue e da tuberculose, o curso também aborda aspectos de vigilância de agravos como aids, influenza, malária, leishmaniose e abordagem da síndrome gripal.

Devido à capilaridade, atuação multiprofissional e realização de ações de prevenção, promoção e assistência à saúde da população, a Atenção Básica constitui-se no elemento primário e coordenador da Rede de Atenção à Saúde. “É, por isso, o princípio fundamental da vigilância e a primeira etapa – às vezes única e resolutiva – da abordagem clínica de diversos agravos infectocontagiosos”, destaca o coordenador do curso, José Maurício Lemos.

Segundo Lemos, o curso foi concebido para capacitar o médico, dentro da perspectiva da atenção primária, com destaque especial aos fluxos de serviços e processos de trabalho.

“Além dos temas relacionados ao atendimento médico, também são discutidos os fluxos dentro do Sistema Único de Saúde, para melhor organização e encaminhamento de pacientes para atenção secundária e terciária”, explica.



Fonte: SE/UNA-SUS