Curso
Curso sobre vigilância malacológica para o controle da esquistossomose está com matrículas abertas
O curso aborda questões relacionadas a identificação dos moluscos vetores da esquistossomose e sua importância epidemiológica no território nacional.
Profissionais de saúde interessados em aprimorar seus conhecimentos em ações de vigilância malacológica para o controle da transmissão da esquistossomose já podem se matricular no novo curso da UNA-SUS, oferecido pelo Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco. O curso foi desenvolvido com apoio do Programa Nacional de Vigilância e Controle da Esquistossomose, da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doença em Eliminação, do Departamento de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e integra também a estratégia do Programa Brasil Saudável.
Com carga horária de 30h, divididas em três unidades, o curso online autoinstrucional é voltado a profissionais da área que atuem direta ou indiretamente no programa de controle da esquistossomose. A oferta também é aberta a estudantes e demais interessados no tema.
Para se matricular, clique aqui.
De acordo com a Fiocruz, a vigilância malacológica tem como foco o monitoramento de moluscos, principalmente caramujos de água doce e terrestres, envolvidos na transmissão da esquistossomose e outras parasitoses que atingem seres humanos e animais.
Nesse sentido, o curso trata de questões relacionadas a identificação dos moluscos vetores da esquistossomose e sua importância epidemiológica dentro do território nacional. São abordadas as principais características biológicas de cada espécie, além dos mecanismos de sobrevivência dos caramujos - contemplando as atividades de vigilância malacológica para o controle da transmissão da doença.
Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.