Geral
ENSP capacita profissionais de laboratórios de saúde pública
O Laboratório de Referencia Nacional de Bacteriologia da Tuberculose e Micobacteriose Angela Maria Werneck, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), está promovendo o Curso Nacional de Bacteriologia da Tuberculose e outras micobactérias/2014: Identificação de Micobactérias. O evento começou nesta segunda-feira (19/5) e vai até o dia 30 de maio, no Rio de Janeiro.
O curso é coordenado pela chefe do laboratório, Fátima Fandinho, e pelos pesquisadores Paulo Caldas e Carlos Dias Campos. De acordo com Fandinho, a iniciativa é do laboratório do Centro de Referência buscando atender a uma demanda dos profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens).
A coordenadora conta ainda que o diferencial do curso está na especificidade das metodologias aplicadas de identificação de micobactérias em geral, como, por exemplo, as micobactérias do complexo M. tuberculosis e diversas espécies descritas de micobactérias não causadoras de tuberculose (MNT).
Durante o curso de Identificação, serão aplicadas aulas teóricas e práticas para que os profissionais sejam treinados nestas metodologias para que possam instalar alguns desses métodos em seus laboratórios.
Os Lacens são laboratórios estaduais vinculados às Secretarias Estaduais de Saúde. Fazem parte do Sistema de Laboratório de Análises Clínicas (Sislab), os Lacens nos Estados, centros colaboradores, laboratórios municipais, laboratórios de fronteiras e laboratórios locais (públicos e privados que realizam exames de interesse para saúde pública).
Fonte: ENSP