Curso

Matrículas abertas para nova oferta sobre Gestão da Clínica na Atenção Básica

Com carga horária de 60h, o curso tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre o tema para um atendimento cada vez mais integral, qualificado e organizado nas UBS.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos sobre gestão da clínica na Atenção Básica, já podem se inscrever na segunda oferta do curso desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. O curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 22 de maio de 2019, pelo link.

“Estamos iniciando esta segunda oferta com a expectativa de termos novamente um amplo número de alunos, uma vez que a primeira oferta superou, em poucas semanas, mais de 10.000 inscritos, o que confirma a necessidade dessa qualificação e a importância desse curso na formação dos trabalhadores da saúde”, destaca a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFCSPA, Aline Corrêa de Souza.

A coordenadora explica que o curso foi produzido para atender à necessidade de aprimoramento das equipes multiprofissionais no que tange aos processos de gestão da Assistência à Saúde dos usuários, a partir da compreensão dos desdobramentos e implicações da Gestão da Clínica em suas diferentes abordagens: individual e familiar.

Com carga horária de 60h, o curso está organizado em 4 unidades: Gestão da Clínica, Gestão do acesso na Atenção Básica, Gestão do Cuidado – Abordagem Individual e Gestão do Cuidado – Abordagem Familiar.

Segundo a doutora em Enfermagem e conteudista do curso, Alísia Helena Weis, a gestão da clínica é um dos pontos mais importantes para qualificar a prática dos profissionais de saúde com base nas diretrizes clínicas, e, consequentemente, oferecer maior integração da equipe de saúde, organização do processo de trabalho e resolutividade das demandas dos usuários.

Para ela, o profissional só tem a ganhar com a ampliação do olhar sobre o usuário, suas necessidades e a comunidade, por meio da aplicação de diferentes instrumentos e estratégias clínicas para a organização do seu processo de trabalho, integração da equipe e resolutividade das demandas.

“Os conhecimentos adquiridos poderão ser refletidos em melhores resultados no acompanhamento do usuário e nas atividades coletivas com a comunidade, evitando problemas potenciais, diminuindo hospitalizações desnecessárias, reduzindo eventos adversos e provendo contato duradouro e humanizado entre profissionais de saúde e usuários. Assim, é possível qualificar o acesso constantemente, com melhor aproveitamento do tempo, a partir da sistematização de críticas e análise sobre a atenção prestada, recursos utilizados e impacto sobre a saúde das pessoas”, defende Weis. 

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.