Institucional
Fiocruz Brasília recebe visita da nova reitora da UnB
Na ocasião, a professora também conheceu a Secretaria Executiva da UNA-SUS.
A Fiocruz Brasília recebeu, nesta quarta-feira (8/01), a visita da nova reitora da Universidade de Brasília (UnB), professora Rozana Reigota Naves. O encontro foi realizado no gabinete da direção da unidade e teve como primeira pauta uma conversa com a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; com o diretor executivo da Fiocruz, Juliano Lima, e o vice-reitor da UnB, Marcio Muniz.
Durante a reunião, foram discutidos temas como a cooperação entre a UnB e a Fiocruz. A diretora Fabiana Damásio agradeceu a visita e ressaltou a longa parceria e o diálogo contínuo com a Universidade, sempre presente na consolidação das agendas de ambas as instituições.
“Que possamos seguir cada vez mais fortalecendo as nossas agendas de educação, ciência e tecnologia, além da articulação interinstitucional que nos permite estar presentes em todo o território nacional, especialmente em Brasília, onde, junto com nossos parceiros, propomos políticas públicas eficazes em prol da população”, destacou Damásio.
Em seguida, a reitora e sua comitiva, composta por decanos, assessores e professores, foram recepcionados por pesquisadores e coordenadores das áreas que compõem o Conselho Consultivo da Fiocruz Brasília. Neste momento, a diretora Fabiana Damásio fez uma apresentação sobre a Fiocruz Brasília, apontando as principais atividades e iniciativas da instituição, em especial aquelas com interface com a UnB.
Durante a visita, a reitora também teve a oportunidade de conhecer a Secretaria Executiva da UNA-SUS, iniciativa criada para atender às demandas de educação permanente dos profissionais de saúde do SUS e ampliar o alcance e a acessibilidade das ofertas educacionais. O coordenador de monitoramento e avaliação da UNA-SUS, Alysson Lemos, também esteve presente na reunião.
O diretor executivo da Fiocruz, Juliano Lima, enfatizou a importância do encontro, especialmente neste momento de reconstrução das políticas públicas no país. Ele observou que a Fiocruz tem adotado uma política de ser uma instituição âncora na construção da saúde universal e no fortalecimento das parcerias locais para promover a transformação do país e o desenvolvimento de políticas públicas.
“Precisamos celebrar o fortalecimento da nossa parceria”, afirmou a reitora, destacando a alegria de uma das primeiras agendas de sua gestão ser com a Fiocruz Brasília. Ela afirmou que essa visita simboliza o início de uma gestão que valoriza o diálogo e busca um futuro transformador, com foco na transformação do país. “Nossa gestão preza pela escuta sensível da comunidade e dos parceiros, para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas nos campos da educação, ciência e saúde”, ressaltou, lembrando da simbologia desse encontro, realizado no dia 8 de janeiro – data em que o país celebra a resistência da democracia (em alusão aos atos golpistas de 2023).
A comitiva também visitou a Sala de Educação e Cooperação Social (Secs) da Fiocruz Brasília, ocasião em que a reitora manifestou interesse na renovação do termo de cooperação da Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (Picaps). A Plataforma, que completa 5 anos em 2025, é fruto de uma parceria interinstitucional entre a Fiocruz Brasília, a UnB e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), criada com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia, com foco na inovação.
Fotos: Sérgio Velho - Fiocruz Brasília