Institucional

Fiocruz e Universidade Agostinho Neto assinam memorando de entendimento para cooperação internacional

O MdE visa criar um entendimento mútuo e definir as bases da cooperação internacional, que envolverá as áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no campo da saúde.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



A presidência da Fiocruz e a reitoria da Universidade Agostinho Neto (UAN), maior universidade de Angola, assinaram memorando de entendimento (MdE) para cooperação internacional no dia 22 de março. O acordo foi formalizado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Agostinho Neto e contou com a presença da Vice Reitora para a área acadêmica, Prof. Dra. Fernanda Benedito; do Pró-Reitor para Cooperação e Extensão, Prof. Dr. Sabino do Nascimento; da Decana da Faculdade de Medicina, Prof. Dra. Fernanda Dias, do Coordenador do Centro de Ensino à Distância, Prof. Dr. Gilberto Patrocínio e do representante do Colégio de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos de Angola, Dr. Israel Avelino e do assessor da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS), Adelson Guaraci.

O MdE visa criar um entendimento mútuo e definir as bases da cooperação internacional, que envolverá as áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no campo da saúde e foi assinado pela pela vice-presidente da Fiocruz, Cristiani Machado e pelo reitor da UAN, Pedro Magalhães.

De acordo com o assessor da SE/UNA-SUS, Adelson, o objetivo desta parceria é promover o uso de tecnologias de Ensino à Distância para capacitação e educação permanente de profissionais de saúde em Angola. Para tanto, será realizada uma cooperação estruturante, que criará um Polo de Produção e oferta de cursos no formato EAD (Polo EAD) dentro da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.

O Memorando de Entendimento prevê cinco anos de trabalho conjunto, sendo dois anos para realização da primeira etapa da criação do Polo EAD, que contará com a produção e oferta de três cursos para o público angolano e um estudo de viabilidade, implementação e sustentabilidade para as etapas subsequentes.

“Os três cursos serão desenvolvidos e/ou adaptados por meio do trabalho conjunto de equipes pareadas de produção de EAD, compostas por profissionais brasileiros e angolanos. Os temas abordados nestes cursos serão o manejo de síndromes febris e malária, capacitação de formadores na área da saúde e especialização em Medicina Geral e Familiar - nome referente à nossa Medicina de Família e Comunidade na Angola”, explicou Adelson.

A parceria também prevê projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de educação em saúde; intercâmbio acadêmico de pesquisadores, estudantes e funcionários; publicações de artigos e trabalhos científicos e realização de eventos como seminários e conferências científicas.

Comitê Coordenador

Foi estabelecido um Comitê Coordenador, que será responsável por gerenciar a elaboração de programas e projetos, ser ponto focal das comunicações oficiais e realizar o monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas no âmbito do MdE. Este Comitê será composto por membros da Fiocruz, UNA-SUS e UAN. São eles: o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, ou representante por ele indicado; a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação ou representante; a diretora da Fiocruz Brasília e Secretária Executiva da Fiocruz, Fabiana Damásio; o assessor sênior da UNA-SUS, Francisco Campos.

Por parte da UAN: a Decana da Faculdade de Medicina ou representante; o diretor do Gabinete Jurídico e Intercambio da UAN, Enoque Carvalho e o Chefe de Departamento de Intercâmbio, Any Sesako.

Histórico

Segundo Francisco Campos, o governo brasileiro tem uma parceria bem estabelecida com os países africanos de língua oficial portuguesa. Um Plano Estratégico de Cooperação foi recentemente assinado e entre as áreas contempladas está a de Educação Permanente. A Fiocruz participa ativamente destes processos, tendo inclusive um escritório de representação em Moçambique. “No presente momento, a Angola faz um esforço de requalificação da Atenção Primária de Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil e a Fiocruz foram acionados para transferir a tecnologia de EAD”, disse. Para o assessor, o idioma em comum é uma facilidade, mas ainda assim os cursos devem ser cuidadosamente customizados. “Em função das diferenças dos sistemas de saúde, a cooperação estruturante visa criar capacidade para que eles próprios possam agir frente aos problemas”, ressaltou.

Adelson destaca que “não se trata de uma parceria na qual a UNA-SUS irá ensinar a UAN a produzir cursos EAD. Muito pelo contrário. A UNA-SUS terá novamente que reaprender a produzir e ofertar cursos no formato EAD em um contexto distinto do nosso cenário brasileiro. Estes desafios estarão presentes em todas as etapas de produção de material educacional para o ensino à distância, desde a definição de conceitos e elaboração de conteúdos, adequação para o público local, criação de estrutura local, gestão de projetos, governança política, financiamento, legislação local etc.”, ressaltou

Sobre a Universidade Agostinho Neto

A instituição é multicampi, sediada no município de Taloma, Província de Luanda. É a maior universidade de Angola, sendo referência no ensino superior do país. Tem como missão a formação integral dos seus estudantes, a produção, difusão e transferência do conhecimento científico, tecnológico e cultural, em favor das comunidades, de acordo com os mais altos padrões internacionais, tendo em vista contribuir para a aprendizagem ao longo da vida e proporcionar valor económico, social, político e cultural à Sociedade.

São ministrados 50 cursos, nas áreas de ciências sociais, exatas e saúde. Para saber mais, acesse o site.



Fonte: SE/UNA-SUS