Institucional

Fiocruz Mato Grosso do Sul e UNA-SUS promovem iniciativa para qualificação das Ouvidorias do SUS em todo país

A iniciativa visa qualificar gestores e trabalhadores das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país, a fim de aprimorar a gestão e os processos de trabalho das ouvidorias, promovendo maior transparência, eficiência e ampliando a participação dos usuários do SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS




A Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com a UNA-SUS, está realizando o Programa de Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde. A iniciativa visa qualificar gestores e trabalhadores das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país, a fim de aprimorar a gestão e os processos de trabalho das ouvidorias, promovendo maior transparência, eficiência e ampliando a participação dos usuários do SUS.

Com esse objetivo, por meio da UNA-SUS, serão desenvolvidos 15 cursos autoinstrucionais voltados para gestores, ouvidores e trabalhadores das Ouvidorias do SUS. Eles serão focados no aprimoramento dos conhecimentos e habilidades necessários para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. "Os cursos abordarão temáticas relativas ao cotidiano de trabalho das Ouvidorias do SUS, com enfoque na escuta ativa, na comunicação eficaz e na resposta qualificada às necessidades da população", explica a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul e coordenadora do Programa, Débora Dupas. 

O projeto foi iniciado com a realização de um diagnóstico situacional das Ouvidorias do SUS, por meio do questionário, realizado de junho a outubro de 2024. No mesmo ano também foram promovidas sete oficinas regionais de educação permanente com metodologias participativas e dialógicas, reunindo ouvidores e trabalhadores de todo o Brasil nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (BH), Boa Vista (RR), Brasília (DF) e Florianópolis (SC).

"Essa análise inicial foi fundamental para mapear o funcionamento das Ouvidorias, identificar as necessidades e lacunas de aprendizagem que precisam ser superadas, seguindo os princípios da educação permanente em saúde”, destacou a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul e integrante do Programa, Silvia Moraes.

Além dos cursos, foi lançado um e-book que apresenta os produtos das oficinas e da enquete online. A coordenadora do programa, Débora Dupas ressaltou que essas iniciativas se constituem num material de aprendizado e de inspiração para outras ações educativas com vistas à consolidação de um SUS mais resolutivo e participativo.

O e-book pode ser acessado na página da Fiocruz MS, clicando aqui.