Geral
Fiocruz realiza seminário internacional sobre neurociência
O uso de células-tronco no combate a doenças neurodegenerativas (como Alzheimer), o impacto de doenças infecciosas sobre o sistema nervoso e as complexas relações entre alergia, imunologia e o cérebro: estes e outros desafios da neurociência contemporânea serão tema do ‘Fiocruz-Aviesan Seminar on Neuroscience’. Nos dias 5 e 6 de maio, a iniciativa receberá, entre outros cientistas de destaque, Etienne Hirsch, coordenador do Instituto Temático Multiorganismo (ITMO) de Neurociência, da França. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 25 de abril, por meio do formulário disponível aqui , a ser enviado para o email fiocruz.aviesan@ioc.fiocruz.br. O evento será apresentado apenas no idioma inglês.
Realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Aviesan (Aliança Nacional para as Ciências da Vida e da Saúde), que engloba as principais instituições francesas de pesquisa biomédica em saúde, o evento tem como objetivo apresentar e discutir um panorama geral da neurociência no Brasil e na França. “Convidamos pesquisadores que se dedicam intensamente a essa área para promover uma integração de conteúdos que mobilizam a comunidade científica na atualidade. Por isso, destaco a importância de que especialistas e estudantes de todas as instituições de pesquisa e ensino do país participem desse encontro”, afirmou o pesquisador Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e um dos organizadores do seminário que acontece no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365 - Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva).
O evento é realizado pela Fiocruz e pela Aviesan, com o apoio do Governo da França, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), da Universidade Pierre e Marie Curie (UPMC), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Comissão de Energia Atômica (CEA). Além de toda a discussão científica, está prevista a realização de uma oficina de planejamento para delinear estratégias visando projetos em rede com a colaboração da Fiocruz e do conjunto de instituições francesas.
Para acessar a programação preliminar (em inglês), acesse ao site do IOC.
Fonte: Fiocruz