Curso

Gestão da Clínica na Atenção Básica é tema de curso da UNA-SUS

Com carga horária de 60h, o curso tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre o tema para um atendimento cada vez mais integral, qualificado e organizado nas UBS.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos sobre gestão da clínica na Atenção Básica, já podem se inscrever na terceira oferta do curso desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. O curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 2 de outubro de 2019, pelo link.

A qualificação foi desenvolvida para atender a necessidade de aprimoramento das equipes multiprofissionais no que tange os processos de gestão da Assistência à Saúde dos usuários, a partir da compreensão dos desdobramentos e implicações da Gestão da Clínica em suas diferentes abordagens: individual e familiar.

A primeira oferta do curso superou, em poucas semanas, mais de 10.000 inscritos, enquanto na segunda oferta, foram mais de 17.500 inscritos e cerca de 5 mil profissionais certificados, o que confirma a necessidade de manter o curso em oferta e a importância deste na formação dos trabalhadores da saúde.  

Com carga horária de 60h, o curso está organizado em quatro unidades: Gestão da Clínica, Gestão do acesso na Atenção Básica, Gestão do Cuidado – Abordagem Individual e Gestão do Cuidado – Abordagem Familiar.

Segundo a doutora em Enfermagem e conteudista do curso, Alísia Helena Weis, a gestão da clínica é um dos pontos mais importantes para qualificar a prática dos profissionais de saúde com base nas diretrizes clínicas, e, consequentemente, oferecer maior integração da equipe de saúde, organização do processo de trabalho e resolutividade das demandas dos usuários.

Para ela, o profissional só tem a ganhar com a ampliação do olhar sobre o usuário, suas necessidades e a comunidade, por meio da aplicação de diferentes instrumentos e estratégias clínicas para a organização do seu processo de trabalho, integração da equipe e resolutividade das demandas.

“Os conhecimentos adquiridos poderão ser refletidos em melhores resultados no acompanhamento do usuário e nas atividades coletivas com a comunidade, evitando problemas potenciais, diminuindo hospitalizações desnecessárias, reduzindo eventos adversos e provendo contato duradouro e humanizado entre profissionais de saúde e usuários. Assim, é possível qualificar o acesso constantemente, com melhor aproveitamento do tempo, a partir da sistematização de críticas e análise sobre a atenção prestada, recursos utilizados e impacto sobre a saúde das pessoas”, defende Weis. 

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.