Institucional

IFSC e Unifesp participam de reunião com Grupo de Estudos Avançados em Gerenciamento do Sangue do Paciente

O objetivo do encontro foi viabilizar uma oferta de capacitação sobre práticas transfusionais.

- Ascom SE/UNA-SUS



No final de dezembro de 2024, o Grupo de Estudos Avançados em Gerenciamento do Sangue do Paciente (Patient Blood Management – PBM/UH/UNIFESP) se reuniu com os núcleos da UNA-SUS no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

O objetivo do encontro foi viabilizar uma oferta de capacitação sobre práticas transfusionais, por meio da UNA-SUS. Participaram da reunião a coordenadora da UNA-SUS/IFSC, Vanessa Luiza Tuono e o coordenador da UNA-SUS/UNIFESP, Jorge Harada. Do PBM, participaram os coordenadores do grupo, Isabel Céspedes e Carlos Panfílio. Na ocasião, os professores apresentaram os principais conceitos de PBM e alguns dados sobre a produção acadêmica do grupo, além da experiência da implementação do PBM. 

O grupo PBM/HU/UNIFESP é um grupo de ensino, pesquisa, extensão e assistência voltado à inovação na prática transfusional, com foco no Gerenciamento do Sangue do Paciente. 

Ele é responsável pela Disciplina Eletiva de Medicina Transfusional na graduação do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP; pelo curso de capacitação em Medicina Transfusional da Comissão de Residência Médica (COREME) da UNIFESP; pela linha de pesquisa em Estudos Avançados em Patient Blood Management – PBM; pelo Programa de Pós-graduação em Medicina: Hematologia e Oncologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, e pela implementação do PBM no Hospital São Paulo da UNIFESP.

O PBM também é uma abordagem baseada em evidências que visa otimizar os resultados médicos e cirúrgicos por meio do manejo clínico e preservação do próprio sangue do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o PBM é uma política recomendada para todos os estados membros, com o objetivo de melhorar a saúde da população e reduzir a necessidade de transfusões de sangue alogênico. 

O grupo de pesquisa em Estudos Avançados da EPM/UNIFESP já oferta um curso de capacitação em PBM. A proposta é que o curso seja disponibilizado em parceria com o IFSC, para fortalecer o papel da atenção primária nas estratégias de gerenciamento e conservação do sangue, visando a implementação do PBM em serviços de saúde pública. 
 
O Gerenciamento do Sangue do Paciente tem mostrado, por meio de publicações científicas de impacto, um melhor desfecho clínico com redução de morbimortalidade e custos para o sistema de saúde. Por tais motivos, a Organização Mundial de Saúde tem alertado sobre a necessidade de implementar o Gerenciamento de Sangue do Paciente como uma política de saúde pública de forma urgente: https://www.who.int/publications/i/item/9789240035744  



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do IFSC.