Curso
Inscrições abertas para especialização em Saúde Digital
Gratuita e ofertada na modalidade à distância, a especialização terá carga horária de 450h e duração de 12 meses.
A Universidade Federal do Goiás (UFG), integrante da Rede UNA-SUS, abre inscrições para curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu em Saúde Digital (PLSSD). Ofertado na modalidade à distância, a especialização terá carga horária de 450h e duração de 12 meses. O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até 25 de abril de 2022, pelo link https://centrodeselecao.ufg.br/2022/plssd/
O curso faz parte de uma das metas do Projeto “Pesquisa, desenvolvimento e implementação de modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho em Regiões de Saúde no Brasil”, sendo financiado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), por meio do Termo de Execução Descentralizada nº 179/2019.
O objetivo é promover o aprimoramento e a qualificação no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em saúde, com vistas à melhoria dos processos de trabalho, de gestão e da qualidade da atenção à saúde no SUS.
Organizada em Áreas Temáticas (Fundamentos; Registros de Saúde; Gestão e Economia; Padrões, Serviços e Interoperabilidade; Inovações e Tendências; e Trabalho de Conclusão de Curso), agrupadas em Trilhas de Aprendizagem (Saúde, Informática, Gestão e Saúde Digital), a matriz curricular da especialização encontra-se no Quadro 2 do Edital e outras informações poderão ser obtidas no site do curso: https://especializacao.cgis.ufg.br/.
Serão ofertadas, em média, 40 horas de Microcursos a cada mês, com a necessidade de dedicação de pelo menos duas horas de estudos diários, durante cinco dias na semana. A carga horária refere-se ao estudo do material didático disponibilizado apenas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O processo seletivo será realizado por comissão designada pela coordenação do Curso de Especialização em Saúde Digital do Instituto de Informática (INF). Para conhecer o edital na íntegra clique aqui.
Das 400 vagas disponibilizadas, 40 serão destinadas exclusivamente para Servidores Técnico-Administrativos ou Docentes da UFG, 14 vagas para Servidores Efetivos Federais do Ministério da Saúde, 54 vagas para Servidores Efetivos Estaduais de Saúde e do Distrito Federal. Das 292 vagas remanescentes, serão destinadas 198 vagas para candidatos da ampla concorrência, 60 vagas para candidatos autodeclarados negros, 20 vagas para pessoas com deficiência e 14 vagas para candidatos indígenas, distribuídas conforme apresentado no Edital.
O aluno que atender todas as exigências do Curso receberá um Certificado de Especialista em Saúde Digital, expedido pela UFG e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC).
Quaisquer dúvidas sobre o Processo Seletivo e sobre este Edital deverão ser esclarecidas exclusivamente pelo seguinte e-mail: cs@ufg.br.