Curso

Introdução à Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei é tema de novo curso da UNA-SUS

Com carga horária de 15h, o objetivo do curso é capacitar os profissionais da saúde que atuam com adolescentes em atendimento socioeducativo.

- Ascom SE/UNA-SUS



Para capacitar profissionais de saúde, estudantes e demais interessados em desenvolver competências para o atendimento socioeducativo, a UNA-SUS lança nova oferta do curso Introdução à Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, oferecido pela Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS. 
 
 As matrículas podem ser realizadas até o dia 23 de junho de 2023, pelo link
 
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI), tem como objetivo a inclusão de adolescentes em conflito com a lei no Sistema Único de Saúde – SUS, organizando e ampliando o acesso aos cuidados em saúde, privilegiando as intervenções intersetoriais e articulando as diversas políticas públicas. 
 
Com carga-horária de 15h, o curso é composto por três módulos, que tratam  os adolescentes em atendimento socioeducativo; principais marcos legais e o direito à saúde de adolescentes em atendimento socioeducativo e PNAISARI: saúde na socioeducação. 
 
Segundo a cirurgiã-dentista e coordenadora pedagógica do curso, Celia Regina de Jesus, o curso traz informações sobre o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em atendimento socioeducativo, composto por Promotorias da Infância e Juventude, Ministério Público, Rede hierarquizada de Saúde, famílias, Assistência Social, organizações atuantes na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, Lideranças Comunitárias, Juizado da Infância e Juventude, Socioeducação (SINASE), SUS e Conselho Tutelar. 
 
Para a coordenadora pedagógica do curso, “os profissionais de saúde terão a oportunidade de se qualificar nesta área do conhecimento, que ainda é pouco disseminada", afirma. A capacitação é fruto da parceria entre Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS, juntamente com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde dos Adolescentes e Jovens – COSAJ e o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 
 
Conheça também o curso Juventudes e Participação Social. Com carga horária de 15h, a oferta contextualiza as juventudes do país e aborda instrumentos normativos, marcos legais e políticas públicas para incentivar uma maior participação juvenil na promoção à saúde. As matrículas podem ser realizadas até o dia 17 de dezembro de 2022, pelo link
 
Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.  



Fonte: SE/UNA-SUS