Curso

Matrículas abertas para nova oferta sobre Preceptoria na APS

Com carga horária de 60h, o objetivo é ampliar a formação dos profissionais de saúde com conhecimentos sobre concepções de ensino, aprendizagem e estratégias para a atuação na prática.

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para a segunda oferta do curso Preceptoria na Atenção Primária à Saúde. Desenvolvida pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - uma instituição integrante da Rede UNA-SUS, a capacitação é livre para todos os interessados, gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 1° de dezembro de 2022, pelo link.

Com carga horária de 60h, o curso tem como objetivo ampliar a formação dos profissionais de saúde sobre concepções de ensino, aprendizagem e estratégias para a atuação na prática. Para isso, conta com ferramentas de fácil utilização e aplicação, e adaptáveis a diferentes realidades.

Dividido em duas unidades, o conteúdo é apresentado de forma interativa, por meio de podcasts, leitura de artigos, esquema narrado, situações ilustradas, casos de preceptoria e história em quadrinhos.

Na primeira unidade, encontram-se  os conceitos referentes ao processo de ensino e aprendizagem do adulto, especialmente no contexto da preceptoria, incluindo a perspectiva do Cuidado Centrado na Pessoa. Já na segunda são trabalhadas as competências para a atuação como preceptor e compartilhadas ferramentas de ensino e avaliação para a preceptoria no contexto da Atenção Primária à Saúde. 

“Ao termos melhores preceptores, teremos melhores profissionais, e bons profissionais vão qualificar o cuidado do usuário no SUS”, incentiva a médica doutora e conteudista do curso, Patrícia Chueri.

Depoimentos

Segundo o médico paulista, Henrique Vieira, o curso contribuiu para uma formação de conceitos básicos no processo de ensino-aprendizado. “Na faculdade de Medicina, tínhamos pouco contato com a parte de planejamento e execução de diferentes modalidades de ensino. O curso permitiu uma visão mais ampla dessa esfera e o contato com os diferentes processos de aprendizagem, ajudando na identificação do estilo do aluno e dando subsídio para escolher aquele que o estudante se adaptaria melhor”, compartilhou.

De acordo com a farmacêutica, Bárbara Pires, servidora pública - e preceptora da Prefeitura Municipal de Campo Grande -MS, o curso trouxe de maneira dinâmica as questões que envolvem os ensinamentos e aprendizados do ensino em serviço, com fundamentos importantes para o preceptor e exemplos práticos que ajudam na consolidação do conhecimento. “Me levou à auto-reflexão sobre minhas atitudes numa preceptoria já em andamento, e me ajudou muito a planejar, avaliar e executar atividades com as minhas residentes. Posso incluir, ainda, que o curso me incentivou a buscar mais ferramentas para tornar o processo mais ativo e prazeroso com elas”, destacou.

Para George Gonçalves dos Santos, Médico da Estratégia de Saúde da Família em Amargosa - BA e Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na cidade de Santo Antônio de Jesus, o curso foi essencial para que pudesse fortalecer a união entre a prática profissional cotidiana, como médico assistente; e a atuação na docência/preceptoria, dentro da Atenção Primária. “Por meio dos conhecimentos adquiridos, revisados e solidificados durante a realização deste curso, foi possível aprimorar as práticas de saúde, assistência e ensino, até então, utilizadas; e, também, introduzir novas ferramentas, metodologias e abordagens de preceptoria”, contou.

Já no fim da residência em Medicina de Família e Comunidade, a baiana Ketherynne de Oliveira vinha em busca de um curso em Preceptoria na Atenção Básica, uma vez que vislumbrava lecionar em campo de prática. “Quando surgiu a oportunidade de realizá-lo foi muito bom! Aprendi o quanto uma prática de ensino-aprendizagem deve ser pautada em evidências, desde a forma de como multiplicar conteúdo (formas de aprendizagem), até a formação de profissionais que atuarão na Atenção Básica, respaldados pelos princípios próprios da especialidade, a exemplo da longitudinalidade, coordenação do cuidado e Método Centrado na Pessoa”, enfatizou. 


Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.