Geral
Professores mostram suas experiências com saúde na escola
O Plenarinho é um canal da Câmara dos Deputados, criado com uma linguagem acessível e lúdica para estimular a comunicação entre crianças e deputados. No início de abril, devido a comemoração do Dia Mundial da Saúde, que é celebrado no dia 7, professores de todo o Brasil foram convidados a apresentarem atividades que desenvolvem no ambiente escolar tendo como tema a promoção da saúde.
Os professores interessados fizeram um resumo de seus trabalhos, enviando inclusive fotos, contando o que realizam no ambiente escolar. Eles tiveram até o dia 30 de abril para enviar suas experiências. Todos os projetos foram analisados e melhores propostas foram divulgadas na última segunda-feira (12/05), no portal.
Entre as propostas selecionadas, três são de Lucas do Rio Verde, município do Mato Grosso e uma de Silvânia, município de Goiás (GO). Cada educador receberá kits do Plenarinho, quem contém a cartilha e o jogo da saúde para sua turma. Conheça mais sobre os projetos:
Professora Edivani - Escola Olavo Bilac
A professora de ciências Edivani Kujawa dá aulas para adolescentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac. Percebendo a necessidade de esclarecer melhor os alunos nos assuntos relacionados à sexualidade, ela desenvolveu um projeto juntamente com a coordenação da escola.
Destinado a estudantes que cursam do 6º ano ao 9º ano, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. São realizadas palestras que lotam a sala de aula com temas como “Puberdade e adolescência”, “Gravidez precoce”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)” e “Métodos anticoncepcionais, ressaltando a necessidade do preservativo”.
Os estudantes, em parceria com a professora, desenvolveram uma página no facebook chamada “Olavo na sexualidade”. Na página, são postadas dicas de cuidados, vídeos e fotos das palestras.
Para 2014, a professora quer inovar e bater um papo também sobre dois temais bem importantes: “Abuso sexual” e “Orientação sexual”.
Professora Salma - CIEI Anjo Gabriel
No Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel, algumas crianças começaram a se recusar a provar o lanche oferecido, mesmo tendo sido preparados com todo capricho e qualidade. A comida terminava no lixo. Para tentar reverter a situação, a professora Salma de Moura começou, então, a trabalhar com os alunos da turma do infantil 4 do período matutino, no ano passado.
Ela elaborou um projeto que ensinasse a criançada e seus pais sobre a importância dos alimentos, chamado “Conhecendo os alimentos e aprendendo a comer para viver bem”.
Atividades com estudantes
Salma de Moura usou o diálogo e a arte (pintura, recorte e colagem) na escola. Ela também levou os alunos a passeios à horta e ao supermercado, onde eles puderam perceber cores, texturas, formas dos alimentos e saber como devem ser armazenados e lavados antes de consumir.
Músicas, histórias e vídeos infantis, palestras e textos informativos contribuíram para um aprendizado prazeroso e produtivo. Assim, a professora apresentou na teoria e na prática o valor dos alimentos. A criançada conheceu a pirâmide alimentar e entendeu que comer muito doce, sal e gordura pode prejudicar o desenvolvimento.
Atividades com familiares
Com a família foram feitas palestras passando a informação sobre como oferecer aos filhos uma alimentação in natura, mantendo uma refeição equilibrada, garantindo a saúde das crianças, alimentando-se bem. Os pais elogiaram todo trabalho realizado com os alunos e participaram ativamente da proposta.
Professora Maroni - CIEI Anjo Gabriel
Também no Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel foi apresentado o projeto de saúde para as crianças, dessa vez sobre saúde bucal. A professora Maroni Veronice Ficagna começou a perceber que muitos de seus alunos (do Infantil 5), tinham cáries, mal hálito e perda de dente precoce. Ela viu que muitas delas não faziam o uso da escovação diária e alguns nem conheciam o fio dental. Diante disso tudo ela elaborou um projeto de saúde bucal que envolvesse não só os alunos, mas também as famílias.
Para atingir seu objetivo junto aos pequenos, a secretaria Municipal de Saúde participou oferecendo kits de escovação e dentistas contribuíram com o projeto por meio de palestras, vídeos e atividades práticas sobre o que é a cárie, a placa bacteriana e como preveni-las. As atividades de sala foram enriquecidas com a confecção de “dentes” de garrafas pets, boca gigante, escova dental e fio dental.
Professoras Áurea e Leni - Escola Marista Padre Lancísio - Silvânia (GO)
Na cidade de Silvânia (GO), a escola Escola Padre Lancísio está desenvolvendo um projeto envolvendo diversos profissionais de várias áreas da saúde. A professora Áurea Neides e a técnica em enfermagem Leni Lima contam com a ajuda de professores e funcionários para planejar ações que proporcionem maior qualidade de vida aos estudantes.
Dentistas do programa “Saúde Bucal na Escola”, da Secretaria de Saúde, realizam ação preventivas e atendimentos clínicos. A escola tem um consultório odontológico que permite atendimento durante todo o ano. Na época das aulas, os estudantes recebem o tratamento. Nas férias, é a vez dos funcionários.
Além disso, uma equipe formada pela coordenadora de orientação disciplinar, pela professora de atendimento educacional especial e pela enfermeira da escola promove encontros de familiares dos alunos especiais com profissionais de saúde (neuropsicóloga, neuropediatra e psiquiatra). Algumas vezes, profissionais da escola acompanham alunos em consultas.
Fonte: Expresso MT e Plenarinho, editada pela UNA-SUS