Geral
SUS incorpora medicamento para tratar tumor do estroma gastrointestinal
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde incorporou o medicamento mesilato de imatinibe para quimioterapia adjuvante (realizada após a cirurgia curativa) do tumor do estroma gastrointestinal no âmbito no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).
O tumor estromal gastrointestinal (GIST, na sigla em inglês) é uma doença rara que ataca qualquer local do sistema gastrointestinal (boca, esôfago, estômago e intestinos). A cirurgia é tida como o tratamento principal deste tipo de câncer.
O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS sobre essa tecnologia estará disponível no site do Ministério da Saúde do Ministério da Saúde.
Consulta pública
Na mesma edição do Diário Oficial, o Ministério da Saúde abriu ainda uma consulta pública para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Conitec relativa à proposta de incorporação no SUS do hilano G-F 20 para o uso intra-articular no tratamento de dor associada com a osteoartrose do joelho.
A consulta pública ficará disponível no site do Ministério da Saúde por 20 dias a contar desta segunda (7). A Secretaria Executiva da Conitec avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria.
Fonte: Portal Brasil