Curso

UFSC e Ministério da Saúde lançam curso sobre atenção à saúde mental do homem

O curso tem como objetivo abordar as peculiaridades que dizem respeito ao sofrimento psíquico na população masculina e como isso se relaciona com o cuidado na Atenção Primária à Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial.

- Édila Maria - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a primeira oferta do curso sobre atenção à saúde mental do homem, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde e a UNA-SUS.  

A capacitação apresenta estratégias e ações capazes de qualificar o atendimento integral e humanizado à saúde mental e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a população masculina. Profissionais da área da saúde, gestores e demais interessados no tema podem fazer a matrícula até o dia 18 de abril de 2026 pelo link.    

Com carga horária de 30 horas e dividido em três unidades, o curso aborda os aspectos socioculturais da saúde mental masculina, modelos de masculinidades e seus aspectos relacionados ao sofrimento psíquico, o uso de álcool e de outras drogas. Também apresenta os dados epidemiológicos da saúde mental do homem relevantes para o planejamento e a organização dos serviços de atendimento, a estruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a população masculina e a atenção à saúde mental a partir de uma perspectiva de gênero. 
 
Ao final da formação, espera-se que a abordagem preconizada possa subsidiar a tomada de decisão dos gestores atrelada com as reais necessidades em saúde da população masculina, além de proporcionar aos profissionais de saúde a condução clínica mais apropriada no que se refere à saúde mental. 
 
Para saber mais sobre esse e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site  https://www.unasus.gov.br/cursos/



Fonte: SE/ UNA-SUS