Curso

UNA-SUS e UFMG abrem matrículas para o curso sobre cuidados para o desenvolvimento da criança

A oferta visa preparar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para promoverem o desenvolvimento global das crianças, por meio do fortalecimento das habilidades parentais e do vínculo entre os cuidadores com as crianças.

- Édila Maria - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso sobre Cuidados para o desenvolvimento da criança: Uma estratégia para a promoção do desenvolvimento na primeira infância na Atenção Primária à Saúde (APS). A oferta é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) e da Coordenação-geral de Atenção a Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens/Ministério da Saúde (CGCRIAJ/MS), em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).  

O curso tem por objetivo capacitar os profissionais para a aplicação da abordagem “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança” (CDC) no contexto das ações de atenção à saúde da criança já realizadas na APS. Profissionais de nível superior graduados em cursos da área da saúde como Enfermagem, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional podem se matricular no curso até 25 de janeiro de 2026, pelo link.  

Com carga horária de 30 horas, a oferta é online, gratuita e autoinstrucional. A programação contempla cinco unidades, desde a introdução sobre os fatores de risco e proteção para o desenvolvimento infantil, os cuidados responsivos, o desenvolvimento infantil, a CDC na prática, até a aplicação da CDC em situações desafiadoras.  

Política Nacional Integrada para a Primeira Infância à Saúde da Criança

O curso foi motivado pela necessidade de fortalecer as ações de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância na APS, que é uma das diretrizes da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância à Saúde da Criança, publicada em junho de 2024.  

Dentre as diretrizes da Política estão atender ao interesse das crianças e à sua condição de sujeitos de direitos e de cidadãs; respeitar a individualidade e os ritmos de desenvolvimento das crianças e valorizar a diversidade da infância brasileira; e reduzir as desigualdades estruturais no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos das crianças na primeira infância. 

Através da APS é possível alcançar milhões de famílias e crianças em todo o país, dando a elas a oportunidade de alcançar seu pleno desenvolvimento, que traz benefícios a curto, médio e longo prazo para toda a sociedade.  

Para saber mais sobre este e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site www.unasus.gov.br/cursos



Fonte: SE UNA-SUS