Institucional
UNA-SUS/UFCSPA investe na formação de tutores para especialização
Com novo desenho, a formação prioriza o acompanhamento pedagógico integral dos alunos, de forma mais flexível e adaptável à realidade dos mesmos.
Médicos selecionados para atuarem como tutores na segunda turma do Curso de Especialização de Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade terão a oportunidade de desenvolver competências e habilidades para a prática de atuação em tutoria.
O Curso de Formação de Tutores foi desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico da UNA-SUS/UFCSPA, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS, como parte das estratégias de formação pedagógica dos Médicos Preceptores.
Planejada a partir da avaliação e do feedback dos tutores formados na primeira turma do curso de Especialização em Preceptoria de MFC, a capacitação possui um novo desenho que prioriza o acompanhamento pedagógico integral aos alunos durante todo o andamento do curso, além de possibilitar que o processo de tutoria ocorra de forma mais flexível e adaptável à realidade dos alunos.
Segundo Marta Quintanilha, Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização de Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, “a UNA-SUS/UFCSPA preza pela formação dos tutores pensando que não se trata simplesmente de uma formação técnica ou administrativa, e sim uma formação pedagógica para qualificar a interação dos processos pedagógicos durante a realização do curso. O curso trabalha concepções de aprendizagem, o papel do tutor e o que se entende por uma interação qualificada”.
O módulo educacional é totalmente a distância e possui carga horária de 20h, distribuídas em 3 unidades de ensino que compreendem atividades simultâneas, como as webconferências, e não simultâneas como fóruns, wiki e outras ações formativas.
Para proporcionar uma experiência completa aos alunos, a equipe do Projeto criou uma personagem virtual exclusiva para o Curso de Formação de Tutores, que atua como agente pedagógica durante o percurso formativo dos tutores. Madalena apresenta e conduz o curso aos alunos, proporcionando uma linguagem dialógica e mais próxima permitindo que os tutores em formação se familiarizem-se com a prática de tutoria.
“Esperamos que os tutores compreendam as concepções de aprendizagem trabalhadas no curso de Preceptoria e que eles se sintam mais seguros em relação aos processos pedagógicos e ao ambiente virtual de aprendizagem que irão trabalhar ao longo do tempo”, afirma Marta.
A partir do acompanhamento personalizado e ativo dos alunos, a UNA-SUS/UFCSPA aposta na formação de profissionais mais capacitados e com isso a melhor gestão dos programas em Medicina de Família e Comunidade.
“Os alunos do Curso são residentes de MFC do país inteiro, é uma ação de grande impacto que a equipe do Projeto UNA-SUS/UFCSPA idealiza”, diz Marta.
Fonte: UNA-SUS/UFCSPA