Curso
UNA-SUS/UFMA abre matrículas para o curso Cuidado em Reações Anafiláticas
Com carga horária de 30h, o curso aborda o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes e reconhecimento dos cuidados com as reações anafiláticas na Atenção Primária à Saúde.
Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assim como demais interessados pela temática, já podem se inscrever no curso Cuidado em Reações Anafiláticas. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de julho de 2022, pelo link. O início é imediato.
O curso é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).
O objetivo é capacitar o cursista para identificar as causas e proceder de maneira correta diante de quadros de reações anafiláticas, tendo em vista que essas emergências estão presentes entre as queixas comuns no atendimento à demanda espontânea nas Unidades de Básicas de Saúde e podem ameaçar a vida do paciente se não forem tratadas adequadamente e em tempo hábil.
Desenvolvido em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, versão para dispositivos móveis, o curso fornece ao aluno diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.
SOBRE O CURSO
Com carga horária de 30h, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea; Conceitos de anafilaxias, diagnóstico e tratamento da reação anafilática; Situações especiais; Prevenção e acompanhamento das reações anafiláticas; Fluxo de atendimento com classificação de risco e vulnerabilidade nos casos de reação anafilática.
Fonte: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA